Falando de Computação Verde

                  O que é Computação Verde?

   A computação verde seria mais uma expressão aplicada a uma preocupação das empresas referente ao meio ambiente e à sustentabilidade da própria empresa, tendo um caráter mais econômico. Computação verde não é só aquela ideia que alguns têm de tentar minimizar somente o impacto do aquecimento global. Esse conceito tem uma conotação de como trabalhar o que produzimos na computação em questão de dispositivos, hardwares, de modo que eles consigam ser reaproveitados, remanejados e reciclados facilmente. É uma preocupação bem ampla com esse tipo de material para que, dentro do possível, seja o menos tóxico quanto ao material utilizado para a construção de dispositivos, como o hardware.


          Que tipo de mudança é necessário para que a computação fique mais verde ?

  As mudanças já estão ocorrendo, tanto com a conscientização de quem produz como de quem consome e até da legislação. Existem movimentos já tentando fazer com que a empresa que produz um produto que consuma mais energia, responsabilize-se pela coleta desse produto, quando ele já não tiver mais em uso. Do próprio lado do consumidor, hoje, até por movimentos de mídia, observa-se uma preocupação no mesmo sentido. Tentam procurar empresas que tenham uma preocupação maior com esta questão da computação verde, produzir coisas com material menos tóxico, dizer que têm um processo de reciclagem e assim por diante. Já há um movimento muito forte neste sentido. Para a própria empresa que produz a questão de retomar esse material que produz quando não tem mais uso junto ao cliente, é também algo interessante. Ela pode fazer um outro uso desse material, uma reciclagem com um custo mínimo para produzir algo ou complementar sua produção.


             Hoje em dia, a computação verde é viável? 

  Sim, é viável. Não diria hoje, mas já há algum tempo ela é viável. Devido até a alguns acordos, questões de padrões, ISOs e etc., a computação já se tornou verde há algum tempo, com essa preocupação e empenho das grandes empresas que produzem essas máquinas, e da sociedade com este descarte, às vezes, indevido de material. Se observarmos, temos vários computadores, desktops principalmente, jogados em lixões, poluindo. Observa-se também, há algum tempo, a questão de alguns países enviando esse material, resultante da computação que não tem mais uso como tecnologia de ponta, para países mais pobres, criando uma poluição. A computação verde hoje é uma preocupação nacional e internacional, e já existe toda uma preocupação dos países para tentar reduzir essa quantidade de material produzido e disponibilizado em locais que não deveriam. A computação verde é viável, e já existem movimentos nesta direção.


 fonte:  http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_entrevistas&Itemid=29&task=entrevista&id=27289