Novidades.

Sony Revela Baterias com 10 anos de vida útil




A bateria de ion-lítio pesa 90 kg, custa cerca de R$ 40 mil e está sendo vendida apenas no Japão.




( Fonte da imagem, SONY).
A Sony, por intermédio de sua filial japonesa, anunciou uma bateria de ion-lítio que tem uma vida útil de, pelo menos, dez anos.
A bateria foi desenvolvida para ser utilizada em grandes servidores ou centros de processamento de dados.
Essa bateria é capaz de ser carregada em 95% em poucas horas. Apesar de ser um dispositivo com grande potencial, seu tamanho e preço ainda são encarados com certa desconfiança pelo mercado.
Pesa 90 kg e custa 2 milhões de ienes – equivalente a, aproximadamente, R$ 40 mil. O novo produto da Sony está sendo comercializado apenas no Japão. Ainda não foi divulgada a previsão para que a bateria ganhe o mundo.


fonte:  http://www.tecmundo.com.br/12255-sony-revela-bateria-com-10-anos-de-vida-util.htm






                             BATERIAS FLEXÍVEIS  DE GRAFENO


   Pesquisadores de instituto coreano acreditam que bateria dobrável traz melhor desempenho do que as rígidas e pode aumentar as possibilidades para dispositivos diversos.



    Bateria flexível, que pode ser usada em diversos aparelhos eletrônicos, ampliando inclusive as possibilidades para criações que se utilizam de telas dobráveis.
   De acordo com as pesquisas, a nova bateria traz um desempenho ainda melhor do que as existentes no mercado, trazendo mais densidade energética, potência e melhor ciclo de vida. O próximo passo é estender a performance da novidade, usando outros polímeros na composição.


fonte:  http://www.tecmundo.com.br/8833-conheca-as-baterias-flexiveis-de-grafeno.htm




     HIDROGÊNIO E NANOCRISTAIS: A BATERIA DO FUTURO

Com moderno sistema de armazenamento, bateria de hidrogênio pode ser muito mais eficaz do que as atuais de íon-lítio. 
   Uma das fontes de energia mais eficazes do mundo é o hidrogênio. O grande problema é que para armazenar um pouco de gás hidrogênio sem riscos é necessário um enorme depósito, visto que ele é bastante instável e inflamável. Para resolver este problema, cientistas da Lawrence Berkeley National Laboratory estão desenvolvendo um depositório de nanocristais.
   Em contato com a matriz (cápsula, ou pilha)  criada com nanocristais de magnésio, o gás hidrogênio transforma-se em magnésio híbrido, sendo mais seguro e reduzindo a pressão necessária para armazená-lo. Quando ativada a bateria criada com estes componentes, o hidrogênio é utilizado e o magnésio fica livre para unir-se a outra molécula.
Caso seja possível controlar a liberação de energia, pilhas com mais potência do que as alcalinas poderão ser utilizadas para abastecer câmeras e outros portáteis.
   Não é possível realizar previsões acerca de aplicações comerciais sobre este projeto, mas caso ele venha a ser utilizado realmente, não será em um futuro muito próximo. O que nos resta é esperar por investimento da indústria sobre este projeto que pode revolucionar o mercado de baterias.




fonte:   http://www.tecmundo.com.br/9083-hidrogenio-e-nanocristais-a-bateria-do-futuro.htm#ixzz1bHeFH100